Um evento literário do porte da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, terceiro maior do Brasil e a principal referência para o setor editorial no Norte e Nordeste, é um acontecimento agregador de convergência no universo do livro e da leitura. Com múltiplas atividades desenvolvidas nos segmentos da educação, do conhecimento, das artes e da cultura, proporcionando indiscutível incentivo não apenas à formação de novos leitores – mas de cidadãos com apreço pelo madurecimento cultural, pela bibliodiversidade e pela consciência crítica.
Realizada a cada dois anos, e já se preparando para a sua décima quarta edição, a Bienal do Livro pernambucana foi oficialmente registrada no Calendário de Eventos do Estado em 2011, pela lei 14.536. O reconhecimento do poder público estadual é compartilhado com as prefeituras municipais, que mobilizam esforços e recursos para estimular a participação de professores e estudantes da rede pública de ensino, em virtude da grande oferta de títulos e de atividades de conteúdo.
A consolidação do evento se manifesta, sobretudo, pelo grande fluxo de público, atraído pela possibilidade de encontro com escritores, editores, educadores, contadores de histórias, quadrinistas, empreendedores e profissionais diversos do setor. A programação intensa, concentrada em alguns dias, gera ampliação do mercado, divulgação de obras, editoras e autores, intercâmbio artístico e cultural, inclusão social e digital, além de fomentar a economia criativa conectada ao meio editorial.
Marcada para o mês de outubro de 2023, como de costume, no pavilhão de feiras e exposições do Centro de Convenções de Pernambuco, a décima quarta edição da Bienal Internacional do Livro terá ações preparatórias no ambiente virtual da E-Bienal – e- bienal.com – no decorrer do ano. A partir da experiência durante a pandemia de Covid-19, a exemplo de outros grandes eventos culturais no país e no exterior, o formato híbrido (presencial e a distância) será novamente adotado, expandindo o alcance de público e oferecendo a opção de participantes remotos nos debates e demais atividades de conteúdo. A plataforma da E-Bienal reforça a atenção com a inclusão digital, bem como com a formação de leitores, disponibilizando o acesso gratuito às atividades.
A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco é o ápice do encontro possibilitado pela mobilização conjunta de diversos atores do mercado editorial e do setor educacional, permitindo a convivência entre esses atores, que compartilham o protagonismo junto aos principais interessados – o público de um evento esperado por todos que se nutrem do encantamento da literatura.