“Proletários de todo mundo, uni-vos.”
Karl Marx²
O primeiro pressuposto de toda existência humana e,
Portanto, de toda história, é que os homens devem
estar em condições de viver para poder “fazer história”.
Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber,
Ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais.
O primeiro ato histórico é a produção dos meios que
Permitam a satisfação dessas necessidades,
a produção da própria vida material. E de fato esta é
uma condição fundamental de toda história,
que ainda hoje, como há milhares de anos,
deve ser cumprido todos os dias e todas as horas,
simplesmente para manter os homens vivos.
O segundo ponto, ou elemento a ser considerado
é que satisfeita esta primeira necessidade, a ação
de satisfazê-la e o instrumento de satisfação
já adquirido, conduzem a novas necessidades.
E esta produção de novas necessidades
é o primeiro fato histórico.
A terceira condição, que já de início intervém
No desenvolvimento histórico é que os homens,
Que diariamente renovam sua própria vida,
Começam a criar outros homens, a procriar:
É a relação entre macho-fêmea (homem e mulher),
Entre pais e filhos, gerando a família.
Essa família, que no início é a única relação social,
Torna-se depois uma reação secundária, quando
as necessidades ampliadas engendram novas relações sociais,
e o acréscimo de população engendra novas necessidades.
A partir daí deve, portanto, ser tratada e desenvolvida
De acordo com os dados empíricos existentes
e não segundo o “conceito” de família.
Além do mais, não se deve considerar
Estes três aspectos da atividade social:
Atender necessidades,
Criar os instrumentos e a
Relação social, como três fases diferentes,
Mas simplesmente como três aspectos ou,
Como três “momentos”, que coexistem
Desde os primórdios da história
E desde os primeiros homens,
E que ainda hoje se
Fazem valer na história.
É nesse processo que emerge o capital,
Enquanto relação social que revoluciona,
Criando uma imensa riqueza –
Social, material cultural -, mas que
A partir de determinado momento histórico
Entrava esse desenvolvimento, porque
A produção social é apropriada privadamente
E aquele que produz é desproduzido
No ato de produzir. Então, surge um período
De revolução e as forças produtivas materiais
Da sociedade entram em contradição
Com as relações de produção existentes.
De formas de desenvolvimento das forças produtivas,
Estas relações transformam-se em seu entrave.
Estão postas as condições para as transformações.
Mas é preciso ressaltar: uma organização social
Nunca desaparece antes que se desenvolvam
Todas as forças produtivas que ela é capaz de conter;
Nunca relações de produção novas e superiores
Se lhe substituem antes que as condições materiais
De existência destas relações se produzam
No próprio seio da velha sociedade.
É por isso, então, que a humanidade só levanta
Os problemas que é capaz de resolver e assim,
Numa observação atenta, descobrir-se-á que
O próprio problema só surgiu quando as
Condições materiais para o resolver já existiam
Ou estavam, pelo menos, em vias de aparecer.
A questão que se coloca é:
Todas as condições materiais já estão dadas,
Por que a transformação – revolução – para a
Sociedade socialista, humana não ocorre?
Mas, ao contrário, paralela à imensa riqueza
Socialmente produzida, gera-se uma miséria absoluta,
E, infelizmente, uma volta à “barbárie”!!!
E agora, o que fazer?
A solução seria a união de todos que
produzem a riqueza. Para isso, é preciso
criar, implementar instrumentos de mediação
Que faria a união entre eles, tais como
– Associações, sindicatos, partidos? –
Onde localizar esse instrumento?
Um grande véu encobre o mundo
E o falso brilho das luzes encadeia e que
turva a vista e compromete o olhar.
E os indivíduos amedrontados
não sabem a direção;
Enquanto isso,
o capital – dono do mundo -, porque
se apropriou de toda a riqueza,
Destitui o homem de sua humanidade,
Restando o animal homem…, e aí,
Nessa imensa barbárie a lógica do capital
Se amplia ad infinitum.
Até quando…?
¹ Adaptação, por Ivanilde Morais de Gusmão, em forma poética de fragmentos da concepção marxiana de produção do mundo humano.
²Karl Marx – (1818-2019) – Nasceu na cidade de Trier, em 05 de maio de 2018 (201 anos) – Alemanha (antigo território da Prússia) – Filósofo/economista/historiador.